sexta-feira, 18 de julho de 2008

Vinhos italianos e suas denominações

Quem gosta de tomar um bom vinho provavelmente já deve ter-se deparado com algum exemplar italiano. Aos que tiveram a curiosidade de reparar no rótulo da garrafa possivelmente devem ter ficado intrigados com algumas siglas como DOC, DOCG, IGT ou, simplesmente, Vino da Tavola. Tais abreviações têm um propósito: classificar o tipo de vinho que se produz. Aqui no Brasil temos algo no máximo semelhante quanto vemos aquela tipificação: “Vinho Tinto Seco de Mesa Fino...“ que, no fim das contas, tanto fala que nada diz.

Voltando aos italianos, temos:



Vino Da Tavola: um tipo de vinho produzido sem muitas regras ou normas, enfim, um vinho mais simples, cuja região de origem não tem muita importância. Simples não quer dizer que sejam vinhos ruins!


Indicazione Geográfica Típica (IGT): indica apenas que um vinho é produzido em uma região específica da Itália. Nada mais.



Denominazione di Origine Controllata (DOC): seguem regras mais específicas de produção conforme a região de origem. Normalmente apresentam uma qualidade um pouco mais elevada que os anteriores, mas não é uma regra!



Denominazione di Origine Controllata e Garantita (DOCG): são sub-regiões específicas da Itália que seguem padrões de qualidade ainda mais exigentes.


Quando for tomar um vinho italiano, confira esses detalhes!

Nenhum comentário: